grossPassados 89 anos da fundação do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos do Estado do Rio de Janeiro (Sinfar-RJ), continuamos reforçando o compromisso com aqueles que se dedicam ao desenvolvimento e avanço do setor farmacêutico fluminense e, consequentemente, nacional.

Inúmeros são os desafios enfrentados, mas temos conseguido importantes conquistas frente aos interesses daqueles que representamos junto ao município do Rio, ao governo do Estado e aos órgãos de vigilância sanitária, estadual e federal.

Capítulos exitosos da nossa história, como o controle dos preços dos remédios diante de uma inflação descontrolada no período que antecedeu o Plano Real, nos impulsionam a buscar fortalecer a nossa atuação. Questões tributárias e financeiras, acordos trabalhistas, negociações salariais e exigências regulatórias são apenas algumas searas nas quais nos debruçamos com afinco. Além disso, temos conseguido estabelecer uma relação bastante positiva com os trabalhadores da indústria farmacêutica e com as empresas que a compõem, oferecendo apoio e uma assessoria completa no âmbito de seus interesses.

Estamos procurando, também, voltar a trabalhar na esfera federal, colaborando com o trabalho das indústrias do Rio de Janeiro junto à Anvisa, Ministério da Saúde e organismos federais em geral. Através da articulação e do bom relacionamento com os sindicatos de outros estados, cujos objetivos, na grande maioria, são comuns, buscamos ampliar o nosso campo de atuação e, assim, representar de forma mais consistente os afiliados do Sinfar-RJ.


Carlos Fernando Gross

Presidente do Sinfar-RJ